Como consultar a PORTABILIDADE de telefones no PHP

Publicado em 28/01/2019

Olá,

Hoje vamos ver como é fácil consultar se um número de telefone móvel ou fixo foi portado (e o código da operadora atual dele) através do PHP, utilizando uma API de telefonia da DirectCall.

– 18 milhões de telefones já foram portados no Brasil – Fonte: Teleco: 2/2013 – Informações sobre a portabilidade são úteis para orientar um call center ativo, por exemplo, sobre o código de operadora para chamar telefones móveis com menores tarifas – Funciona Asterisk, softwares e Centrais Telefônicas em geral.

Tempo estimado para testar esta funcionalidade: 5 minutos

Para facilitar o entendimento de cada método e os testes utilizaremos o Playground Directcall, ambiente que facilita o teste das APIs e avaliar online a linha de código que corresponde a cada funcionalidade, na linguagem de sua preferência

–  Se você não possui uma senha para entrar no Playground pegue uma aqui, sem custos

Após entrar no Playground, na quarta aba vemos a possibilidade de Consultar a base de dados da portabilidade das operadoras móveis e fixas a partir do telefone que estiver configurado no campo Origem, para avaliar esta funcionalidade e entender como funciona.

Na mesma janela, você vai encontrar a aba “PHP”, que mostrará um exemplo de código nesta linguagem, para cada funcionalidade que você resolver testar acima:


Valores que podem ser utilizados:

$origem = “554130686418” // Telefone que você precisa consultar – Número do telefone Fixo ou Móvel com Cód. de país + Cód. de área + Número do telefone (ex. 55 41 9979 4883).

$format = “json” // Em que formato você deseja receber dados desta api. Pode ser ‘xml’ também. Informações que podem ser obtidas: código da operadora atual (CSP); nome da operadora atual; nome da operadora anterior; data da portabilidade.

Na variável $access_token cole a chave que consta no campo TOKEN do playground.

Pronto! Agora é só salvar e executar.

Além de avaliar no Playground como consultar dados nas bases de dados das operadoras fixas e móveis e a sugestão do código de programação que pode ser utilizado, você pode avaliar também outras funcionalidades relacionadas com telefonia e SMS.

Por exemplo:

  • Como Ligar para o telefone dos seus clientes, a partir de um clique nos relatórios ou cadastros do seu software;
  • Como Gravar ligações;
  • Como Ouvir ligações gravadas;
  • Como Enviar SMS;
  • Como Enviar Torpedo de voz;
  • Como obter um Extrato de consumo por colaborador;
  • Como utilizar as APIs da Directcall para a gestão de linhas telefônicas e etc.

Que fazem parte dos outros tutoriais que você encontra aqui no site.

Por hoje é isso. Qualquer dúvida ou sugestão, envie uma mensagem para o nosso setor de suporte, vamos ter prazer em ajudar!

 

Links que complementam este post:

Onde obter um acesso grátis para testar esta API (pegue aqui o seu usuário e senha de teste).
Onde você pode contratar esta API (aqui você pode escolher um plano e contratar a solução via web).
Documentação completa sobre esta API (todos os parâmetros, códigos e endpoints da API, em ambiente Wiki).

Veja também as APPs da Directcall

Elas podem reduzir o tempo da implantação de recursos de telefonia, para o DESENVOLVEDOR.

As APPs são aplicações construídas a partir das APIs com recursos que visam facilitar a experiência do usuário, o teste grátis online para o usuário e a compra online das APIs disponibilizadas no seu software, para o usuário do seu software
– Estas APPs prometem livrar o desenvolvedor do suporte para o usuário testar e comprar online as APIs da Directcall.

Por exemplo: APP MENU
Facilita Ligação, SMS, etc., a partir dos números de telefone que constam nos relatórios e formulários de softwares em geral:

Outros links relacionados a este post que valem a pena ler:

Home – APIs da Directcall (APIs de telefonia que podem automatizar ligações, mensagens e histórico na camada back-end do seu software de vendas, suporte, gestão, calltracking, etc. Soluções personalizáveis para você customizar o seu software e otimizar seu rendimento).

Conheça as demais funcionalidades das APIs da Directcall (Permitem: Enviar SMS ou TORPEDO DE VOZ; Ligar a partir de um clique; Ligar e gravar; Gerenciar Linhas de telefone (DID); Consultar a bases de dados de portabilidade da telefonia Móvel e Fixa e etc.).

Playground Directcall (Facilita o teste das APIs da Directcall e avaliar online a linha de código que corresponde a cada funcionalidade, na linguagem de sua preferência).

APPs Directcall (Reduzem o tempo de implantação destas APIs para DESENVOLVEDORES. Facilitam a experiência do usuário final, o teste grátis e compra online das APIs disponibilizadas no seu software – No interesse de livrar o desenvolvedor de ter que prestar suporte para o entendimento e para a compra desta solução).

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