Configurações de Firewall e de QoS para utilizar Troncos SIP Directcall
Introdução
Se você tiver soluções VoIP ‘instaladas no seu endereço’ você precisará configurar o seu firewall para que elas se comuniquem com os troncos SIP da Directcall com segurança. Este guia fornece uma visão geral das configurações que serão necessárias.
Nota: Se você contratou apenas soluções de telefonia IP ‘instaladas na nuvem da Directcall’, estas configurações ‘não serão necessárias’.
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Portas requeridas para o seu Tronco SIP e Número de telefone (DID) Directcal
Abra estas portas para permitir que as suas soluções VoIP se comuniquem com a rede da Directcall para recursos de Tronco SIP e WebRTC:
- Portas UDP e TCP: 5060 a 5065 para sinalização SIP.
- Porta 5090 (entrada, UDP e TCP) para o tunelamento de APPs que podem ser fornecidas pela Directcall.
- Portas 2000 a 8000 e 9000 a 20000 para pacotes SIP (entrada, UDP, comunicações RTP (áudio)).
Nota: Se o seu provedor de internet bloqueia internet experimente as portas: 1313, 1571 e 1720 (sinalização SIP). - IPS dos servidores SIP da Directcall: SIP1 189.84.133.135; SIP2 189.84.129.12..
- IPs dos servidores de monitoramento da Directcall (Zabbix): 189.84.129.5; 189.84.133.10, portas 10050 e 10051 (entrada e saída).
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Assegure a qualidade das chamadas configurando QoS para VoiP no seu roteador
O VoIP é sensível a latência, jitter e perda de pacotes. Portanto, é importante habilitar a Qualidade de Serviço (QoS) no seu roteador para que ele priorize o tráfego de VoIP sobre outras atividades de rede.
- Se sua empresa não possui uma banda larga dedicada exclusivamente ao VoIP (o ideal), garantir a configuração do QoS é ‘fortemente recomendado’ para manter a qualidade das chamadas. Caso seu roteador atual não suporte QoS, considere atualizá-lo para um modelo que ofereça essa funcionalidade.
Dica para o caso de bloqueio de portas SIP pelo seu provedor de banda larga:
Se ao efetuar uma ligação com o seu Tronco SIP ocorrer um erro verifique no console de gerenciamento, se o erro for “400 Bad Request” muito provavelmente sua operadora esteja bloqueando a porta 5060. – Para contornar isso com a Directcall disponibiliza portas alternativas como 1720, 1571 e 1313 para sinalização SIP.
Última atualização: Este documento foi atualizado pela última vez em 18 de Junho de 2023.
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