Olá,
Hoje vamos ver como o SMS pode ajudar um administrador de redes a ficar sempre atento aos alertas do Zabbix.
Até recentemente, o Zabbix suportava apenas o envio de SMS a partir de um celular ligado ao seu servidor. Felizmente, a partir da versão 1.8.4, foi habilitada uma nova feature que facilita o envio de SMS através das APIs de telefonia da DirectCall.
Diferencial da API de SMS da Directcall – Entrega automaticamente o SMS como VOZ quando o destino indicado é um telefone FIXO; permite multiendereçar SMS, agendar, receber e entregar SMS com Short Number (mais garantido)
Tempo estimado para implantar e testar: 10 minutos
Vamos configurar nosso script de envio, mas primeiro:
Obtenha um acesso grátis para testar esta API (pegue neste link o seu usuário e senha de teste)
A partir daí, já podemos configurar no Zabbix Server o diretório de “ga” externos. Basta editar um parâmetro do arquivo de configuração:
– – – –
AlertScriptPath=/usr/local/bin
– – – –
O caminho pode ser outro, mas lembre que é neste diretório que vamos colocar nosso script que irá realizar o envio.
Segue um modelo de script que pode ser utilizado:
[c]
#!/bin/bash
# Seu usuario
client_id=”[email protected]”
# Sua senha
client_secret=”senhaQueRecebiDaDirectCall”
access_token=$(curl -s -X POST “https://api.directcallsoft.com/request_token” –data “client_id=”$client_id”&client_secret=”$client_secret | sed -n -e ‘/”access_token”:/ s/^.*”\(.*\)”.*/\1/p’)
echo -e “\nAPI DirectCall . Requisitando ACCESS_TOKEN: ” ${access_token}
echo -e “\nEnviando SMS.”
retorno=$(curl -s -X POST “https://api.directcallsoft.com/sms/send” –data “access_token=${access_token}&origem=$1&destino=$1&texto=$2:$3&tipo=texto” | sed -n -e ‘/”msg”:/ s/^.*”\(.*\)”.*/\1/p’)
echo -e “\nRetorno:”${retorno}
echo -e “\n”
[/c]
NOTA: Foi utilizado para esse arquivo o nome send_sms_to_directcall.
Vamos entender um pouco do funcionamento do script:
Na linha do “access_token”, fazemos uma requisição pelo CURL para acessar a API DirectCall utilizando protocolo HTTP, que vai nos retornar o access_token que é a chave de acesso a API. O retorno vai ser em JSON, com o SED e uma simples expressão regular, garantimos acesso ao nosso access_token.
Na variável Retorno, realizamos o envio propriamente dito. Lá temos a seguinte linha “strong>origem=$1&destino=$1&texto=$2:$3” onde:
$1 = Número do celular do usuário
$2 = Conteúdo do assunto padrão da Ação – Zabbix
$3 = Conteúdo da mensagem a ser enviada
Agora que já sabemos exatamente como opera nosso script vamos acessar o Zabbix Web e criar uma nova mídia. No menu, acesse o seguinte:
– – – –
Administração > Tipos de Mídias > “Botão” Criar mídia
– – – –
Na janela que se abriu, configure o nome, tipo de mídia como Script e o nome do script que no caso é send_sms_to_directcall.
OBS.: Para a versão Zabbix 3.0, utilize esse modelo de criação de Tipos de Mídias, indicando os parâmetros do Script.
Agora siga até:
Administração > Usuários > “Click no usuário que vai receber o SMS”
“Agora em Mídia, botão” Adicionar
Configure Tipo com SMS Script, em “enviar para” preencha com o DDI + DDD + Número do celular que vai receber o alerta, em “Usar se risco” os níveis de criticidade que será enviado o SMS e status como Ativo.
NOTA: Caso seja indicado um número de telefone “fixo”, a API DirectCall vai enviar o alerta como Torpedo de VOZ.
Depois de salvo, em Mídia aparecerá a mídia configurada conforme a figura abaixo:
Pronto! Se tudo foi feito corretamente, já temos o servidor Zabbix, script mídia e usuário configurado para receber o SMS. O próximo passo é criar uma ação que, de acordo com as condições estabelecidas no Zabbix, vai enviar de fato o SMS.
(Se você precisa de ajuda para criar uma ação siga, continue na próxima linha. Se não, leia a partir do próximo título em negrito).
Para criar uma ação siga no menu: Configuração > Ações > “Botão” Criar ação
Você terá acesso a uma tela para configurar os parâmetros da ação. Segue abaixo um modelo de configuração:
Explicando a figura acima: foram configurados Assunto e Mensagem padrões com as informações que serão enviadas no SMS, as Condições da ação contendo os requisitos que devem ser cumpridos para enviar a notificação de um evento, e as Operações da Ação que designam para quem será enviado o SMS.
OBS.: Atenção à quantidade de caracteres para não gerar múltiplos SMS.
Pronto, quando surgir um novo alarme que seja contemplado dentro das condições da ação, será executado o script e enviado um SMS via API Directcall ao usuário selecionado.
Lembrando que podem ser adaptados os procedimentos para enviar SMS para um grupo de pessoas, o que deixa os alertas mais interessantes, seja para informar e/ou para pedir suporte imediato para um grupo de técnicos.
Quer realizar o envio para múltiplos números?
Para realizar o envio para vários números de uma única vez vá no send_sms_to_directcall e altere esta linha:
“origem=$1&destino=$1&texto=$2”
para:
“origem=SEUNUMERO&destino=$1&texto=$2”
Agora siga até a mídia que você criou e, onde está configurado o número de destino, adicione todos os números que irão receber o SMS, separados por ponto e virgula (;).
Pronto!
Por hoje é isso. Qualquer dúvida ou sugestão, envie uma mensagem para o nosso setor de suporte, vamos ter prazer em ajudar!
Links que complementam este post:
Onde obter um acesso grátis para testar esta API (pegue aqui o seu usuário e senha de teste).
Onde você pode contratar esta API (aqui você pode escolher um plano e contratar a solução via web).
Documentação completa sobre esta API (todos os parâmetros, códigos e endpoints da API, em ambiente Wiki).
Veja também as APPs da Directcall
Elas podem reduzir o tempo da implantação de recursos de telefonia, para o DESENVOLVEDOR.
As APPs são aplicações construídas a partir das APIs com recursos que visam facilitar a experiência do usuário, o teste grátis online para o usuário e a compra online das APIs disponibilizadas no seu software, para o usuário do seu software
– Estas APPs prometem livrar o desenvolvedor do suporte para o usuário testar e comprar online as APIs da Directcall.
Por exemplo: APP MENU
Facilita Ligação, SMS, etc., a partir dos números de telefone que constam nos relatórios e formulários de softwares em geral:
Outros links relacionados a este post que valem a pena ler:
Home – APIs da Directcall (APIs de telefonia que podem automatizar ligações, mensagens e histórico na camada back-end do seu software de vendas, suporte, gestão, calltracking, etc. Soluções personalizáveis para você customizar o seu software e otimizar seu rendimento).
Conheça as demais funcionalidades das APIs da Directcall (Permitem: Enviar SMS ou TORPEDO DE VOZ; Ligar a partir de um clique; Ligar e gravar; Gerenciar Linhas de telefone (DID); Consultar a bases de dados de portabilidade da telefonia Móvel e Fixa e etc.).
Playground Directcall (Facilita o teste das APIs da Directcall e avaliar online a linha de código que corresponde a cada funcionalidade, na linguagem de sua preferência).
APPs Directcall (Reduzem o tempo de implantação destas APIs para DESENVOLVEDORES. Facilitam a experiência do usuário final, o teste grátis e compra online das APIs disponibilizadas no seu software – No interesse de livrar o desenvolvedor de ter que prestar suporte para o entendimento e para a compra desta solução).