Olá,
Hoje vamos ver como é fácil consultar se um número de telefone móvel ou fixo foi portado (e o código da operadora atual dele) através do PHP, utilizando uma API de telefonia da DirectCall.
– 18 milhões de telefones já foram portados no Brasil – Fonte: Teleco: 2/2013 – Informações sobre a portabilidade são úteis para orientar um call center ativo, por exemplo, sobre o código de operadora para chamar telefones móveis com menores tarifas – Funciona Asterisk, softwares e Centrais Telefônicas em geral.
Tempo estimado para testar esta funcionalidade: 5 minutos
Para facilitar o entendimento de cada método e os testes utilizaremos o Playground Directcall, ambiente que facilita o teste das APIs e avaliar online a linha de código que corresponde a cada funcionalidade, na linguagem de sua preferência
– Se você não possui uma senha para entrar no Playground pegue uma aqui, sem custos
Após entrar no Playground, na quarta aba vemos a possibilidade de Consultar a base de dados da portabilidade das operadoras móveis e fixas a partir do telefone que estiver configurado no campo Origem, para avaliar esta funcionalidade e entender como funciona.
Na mesma janela, você vai encontrar a aba “PHP”, que mostrará um exemplo de código nesta linguagem, para cada funcionalidade que você resolver testar acima:
Valores que podem ser utilizados:
$origem = “554130686418” // Telefone que você precisa consultar – Número do telefone Fixo ou Móvel com Cód. de país + Cód. de área + Número do telefone (ex. 55 41 9979 4883).
$format = “json” // Em que formato você deseja receber dados desta api. Pode ser ‘xml’ também. Informações que podem ser obtidas: código da operadora atual (CSP); nome da operadora atual; nome da operadora anterior; data da portabilidade.
Na variável $access_token cole a chave que consta no campo TOKEN do playground.
Pronto! Agora é só salvar e executar.
Além de avaliar no Playground como consultar dados nas bases de dados das operadoras fixas e móveis e a sugestão do código de programação que pode ser utilizado, você pode avaliar também outras funcionalidades relacionadas com telefonia e SMS.
Por exemplo:
- Como Ligar para o telefone dos seus clientes, a partir de um clique nos relatórios ou cadastros do seu software;
- Como Gravar ligações;
- Como Ouvir ligações gravadas;
- Como Enviar SMS;
- Como Enviar Torpedo de voz;
- Como obter um Extrato de consumo por colaborador;
- Como utilizar as APIs da Directcall para a gestão de linhas telefônicas e etc.
Que fazem parte dos outros tutoriais que você encontra aqui no site.
Por hoje é isso. Qualquer dúvida ou sugestão, envie uma mensagem para o nosso setor de suporte, vamos ter prazer em ajudar!
Links que complementam este post:
Onde obter um acesso grátis para testar esta API (pegue aqui o seu usuário e senha de teste).
Onde você pode contratar esta API (aqui você pode escolher um plano e contratar a solução via web).
Documentação completa sobre esta API (todos os parâmetros, códigos e endpoints da API, em ambiente Wiki).
Veja também as APPs da Directcall
Elas podem reduzir o tempo da implantação de recursos de telefonia, para o DESENVOLVEDOR.
As APPs são aplicações construídas a partir das APIs com recursos que visam facilitar a experiência do usuário, o teste grátis online para o usuário e a compra online das APIs disponibilizadas no seu software, para o usuário do seu software
– Estas APPs prometem livrar o desenvolvedor do suporte para o usuário testar e comprar online as APIs da Directcall.
Por exemplo: APP MENU
Facilita Ligação, SMS, etc., a partir dos números de telefone que constam nos relatórios e formulários de softwares em geral:
Outros links relacionados a este post que valem a pena ler:
Home – APIs da Directcall (APIs de telefonia que podem automatizar ligações, mensagens e histórico na camada back-end do seu software de vendas, suporte, gestão, calltracking, etc. Soluções personalizáveis para você customizar o seu software e otimizar seu rendimento).
Conheça as demais funcionalidades das APIs da Directcall (Permitem: Enviar SMS ou TORPEDO DE VOZ; Ligar a partir de um clique; Ligar e gravar; Gerenciar Linhas de telefone (DID); Consultar a bases de dados de portabilidade da telefonia Móvel e Fixa e etc.).
Playground Directcall (Facilita o teste das APIs da Directcall e avaliar online a linha de código que corresponde a cada funcionalidade, na linguagem de sua preferência).
APPs Directcall (Reduzem o tempo de implantação destas APIs para DESENVOLVEDORES. Facilitam a experiência do usuário final, o teste grátis e compra online das APIs disponibilizadas no seu software – No interesse de livrar o desenvolvedor de ter que prestar suporte para o entendimento e para a compra desta solução).