O que é SIP Trunk e quais as vantagens da telefonia IP para as empresas

Publicado em 04/10/2022

O que é SIP Trunk e quais as vantagens da telefonia IP para as empresas

 

Saiba como funciona o SIP Trunk, ou linhas telefônicas IP para o mercado corporativo, e saiba porque cada dia mais empresas de todos portes e segmentos trocam suas linhas de telefonia fixa por essa tecnologia.
Saiba como funciona o SIP Trunk, ou linhas telefônicas IP para o mercado corporativo, e saiba porque cada dia mais empresas de todos portes e segmentos trocam suas linhas de telefonia fixa por essa tecnologia.


Na medida em que as tecnologias evoluem de forma exponencial, rapidamente surgem novos termos e siglas no segmento de telecom e TI
. Muitos, à primeira vista, parecem mais complicados do que realmente são. Um deles é SIP Trunk, que nada mais é do que uma solução que permite substituir a telefonia tradicional pela telefonia baseada na internet e suas possibilidades ilimitadas de conexão.

Neste post, você vai ficar sabendo mais sobre o que é essa tecnologia e por que cada dia mais empresas estão trocando suas linhas telefônicas analógicas das operadoras fixas por soluções de SIP Trunk das operadoras VoIP.

•   O que significa SIP e qual sua relação com a telefonia VoiP?
•   O que é SIP Trunk e como funciona?
•   As vantagens do SIP para as empresas
•   Qual o plano SIP Trunk ideal? Ilimitado ou tarifado?
•   O que sua empresa precisa para contratar um tronco SIP?

Saiba Mais:

O que significa SIP e qual sua relação com a telefonia VoIP?

Antes de falarmos sobre o SIP Trunk e as suas vantagens para a telefonia corporativa, é preciso conhecer o termo que deu origem à essa tecnologia.

SIP é um protocolo de internet utilizado para iniciar, gerenciar e encerrar uma ligação telefônica via internet, ou uma sessão de comunicação multimídia em tempo real, além de controlar qualidade e segurança de áudio e vídeo.
A sigla vem do termo Session Initiation Protocol, em português Protocolo de Iniciação de Sessão.

É o protocolo SIP que permite fazer e receber chamadas telefônicas por meio da internet, utilizando a telefonia VoIP.

Portanto, para as empresas, ele oferece a capacidade de fazer ligações, reuniões, sessões de trabalho colaborativo, webinars e eventos, de forma segura e sigilosa, gerenciando as chamadas transmitidas através de redes conectadas por endereços IP.

Além disso, o SIP é capaz de reduzir significativamente os custos das ligações telefônicas, ao trocar as antigas linhas analógicas das operadoras fixas tradicionais, pelas linhas de telefonia VoIP (as linhas SIP Trunk), onde chamadas de áudio e vídeo podem acontecer gratuitamente por meio de serviços como WhatsApp, Skype, Google Meet, entre outros aplicativos.

Por esse motivo, no início o desenvolvimento do protocolo SIP teve foco nos sistemas telefônicos, porém hoje ele atende inúmeras ferramentas de videoconferência, cibersegurança, e-commerce e jogos online, por exemplo.

O que é SIP TRUNK e como funciona?

Mas, o que acontece se um usuário de telefonia VoIP quiser fazer uma ligação para um aparelho conectado à rede tradicional de uma operadora de telefonia?

A operadora VoIP completará a ligação com o número fixo, móvel ou IP discado de maneira transparente para a origem e para o destino da ligação, utilizando as interconexões que tiver estabelecido com as operadoras fixas e móveis de cada país.

Dessa forma, sua empresa pode se conectar de várias maneiras, como:

1.   Utilizando um celular ou computador com softphone SIP conectado à internet de banda larga;

2.   Através de um telefone IP, PBX IP ou um PABX analógico conectado a um adaptador IP para acessar a rede de internet de banda larga e a operadora VoIP contratada.

Como funciona SIP TRUNK
Como funciona SIP TRUNK

As vantagens do SIP TRUNK para empresas

1) Redução de custos com tarifas e infraestrutura

O SIP Trunk é capaz de reduzir os gastos com telefonia de forma significativa.
Segundo um estudo do Gartner, essa economia pode chegar a até 50% comparado aos serviços de telefonia tradicional. Isso porque, muitas vezes as empresas pagam por uma capacidade que nunca chegam a usar. Já com um tronco SIP, esse desperdício não ocorre, pois existem diversos tipos de planos ilimitados, ou tarifados, compatíveis com o uso real da sua empresa e acessíveis para pequenos e médios negócios.

Além disso, com o SIP Trunk os custos com a infraestrutura também são menores, já que a telefonia VoIP não envolve o uso de fios e equipamentos obrigatórios.

2) Mais mobilidade e flexibilidade para as equipes

Uma linha telefônica associada a um tronco SIP não depende de cabos e permite atender e fazer ligações em qualquer lugar. Basta uma rede de internet e um telefone IP físico ou baseado em software, no celular, no computador ou no telefone IP do usuário.

Dessa forma, o SIP Trunk consegue rotear ligações facilmente para os dispositivos dos seus funcionários. Inclusive utilizando o mesmo número que usam no escritório para fazer e receber ligações, o que transmite mais credibilidade, ao contratar planos que incluem um Número de Telefone Virtual (DID).

Isso também aumenta a produtividade e a satisfação dos funcionários, já que é possível trabalhar em horários flexíveis no escritório, no home office ou em viagens – uma necessidade cada vez maior para o mundo corporativo.

Ainda mais no pós-pandemia, onde o trabalho remoto e o modelo híbrido estão consolidados em muito mais empresas, e só tendem a crescer, sendo um importante diferencial para a produtividade e retenção de profissionais.

Segundo uma pesquisa recente da consultoria Pwc:

•   40% dos colaboradores preferem regime híbrido com 1 ou 2 dias por semana no escritório;
•   71% dos colaboradores esperam que seu ambiente de trabalho se torne mais flexível;
•   72% dos executivos afirmam que as lideranças se adaptaram bem ao trabalho remoto.

Saiba Mais:

3) Número Virtual de Telefone (DID) e portabilidade

O SIP Trunk permite atender ou realizar ligações identificando o número de sua empresa, se você portar o seu número de telefone fixo para SIP em uma operadora VoiP ou se você contratar um número SIP novo.

Os números de telefone SIP são chamados de Número de Telefone Virtual (DID) porque eles permitem atender e realizar ligações em cidades onde uma empresa nem possui endereço. – Isso aumenta a confiança de clientes distantes, aproxima. Aumenta o atendimento de ligações nas cidades com números locais habilitados, porque as pessoas atendem menos as ligações DDD. – As possibilidades são muitas.

Saiba mais sobre a cobertura da Directcall:

4) Escalabilidade, implantação rápida e gestão de telecom mais fácil

Como vimos, o tronco SIP facilita a implantação, manutenção e gestão de uma força de trabalho formada por colaboradores presenciais e remotos. Além disso, também torna esses processos bem mais ágeis e baratos. Afinal, antes dessa tecnologia era preciso esperar bastante para uma operadora instalar novas linhas, o que também gerava maiores custos.

Com o SIP Trunk e a telefonia VoIP, novas linhas podem ser adicionadas sob demanda, rapidamente e com baixo custo, assim como serviços avançados de encaminhamento e redirecionamento de chamadas, em uma plataforma moderna.

Toda a gestão de telecom ganha mais eficiência e controle, através de interfaces intuitivas e customizáveis, com geração de relatórios e estatísticas de desempenho para monitorar a produtividade e identificar pontos de melhoria.

5) Central Telefônica na Nuvem e ramal no celular

Ao contratar um provedor SIP, é possível revolucionar ainda mais sua telefonia corporativa, ao mudar de um PBX desatualizado de linha fixa para um sistema inteligente de telefonia que seja baseado na nuvem.

Com essas plataformas, pode-se habilitar o ramal do usuário no celular, gravar ligações na nuvem direto na operadora, fornecer URA na nuvem, siga-me, secretária eletrônica e muito mais serviços inovadores, facilmente escaláveis e controlados. Além disso, o SIP Trunk na nuvem também possibilita centralizar sua comunicação em uma plataforma do tipo Unified Communications as a Service ou UCaaS.

Esse é um sistema baseado na nuvem que integra todos os canais de comunicação de uma empresa, do telefone e e-mail, aos chats, SMS, WhatsApp, Messenger, videoconferência, e outros aplicativos de comunicação.

Na prática, isso significa que sua empresa pode ter um único aplicativo para gerenciar a comunicação, sem precisar mais abrir diversos aplicativos com as mesmas finalidades.

Saiba mais:

Qual o plano de SIP Trunk ideal? Ilimitado ou tarifado?

Depois de conhecer as vantagens do uso de uma linha telefônica do tipo SIP Trunk, a questão é ver o que é mais adequado para o perfil do seu negócio: um plano ilimitado ou tarifado.

SIP Trunk ilimitado

Voltado para empresas de pequeno, médio e grande porte, exceto para Call Centers.
Com um plano ilimitado, é possível ligar para fixo e móvel de qualquer operadora nacional por um custo fixo mensal, sem se preocupar mais com auditoria de faturas, nem gastar tempo abrindo chamados de contestação.

Além disso, elimina-se também a necessidade de pagar plano móvel para os funcionários que usam a telefonia da empresa. Afinal, cada um poderá acessar seu próprio ramal para fazer e receber chamadas pelo seu PBX IP com plano ilimitado, identificando o número do seu ramal ou de um telefone da própria empresa, que esteja portado para SIP.

Porém é preciso tomar alguns cuidados pois neste serviço as ligações simultâneas são limitadas ao número de canais contratados no plano ilimitado escolhido, e as vendas costumam ser limitadas a um plano por CNPJ ou endereço.Também deve-se prestar atenção ao uso de ligações automatizadas, rajadas de ligações no mesmo segundo, grande quantidade de ligações curtas e outras práticas comuns para empresas de Call Center, que trabalham com vendas ativas, cobrança, suporte e Centros de Atendimento, por exemplo. Isso porque as operadoras costumam bloquear o uso do plano quando identificam essas práticas.

Sip Trunk tarifado

Tarifas de atacado para fixo e móvel é o grande atrativo dos planos tarifados nas operadoras que oferecem planos ilimitados porque é desta maneira que elas buscam atrair empresas com grandes volumes de chamadas telefônicas, como Call Centers, SAC e outras operações desse tipo, que não podem ser atendidas pelos planos ilimitados.

Saiba mais:

O que sua empresa precisa para contratar um tronco SIP?

A solução é mais simples do que parece e a sua empresa pode pedir um teste gratuito para avaliar na prática como funciona.

O ideal é ter em mãos dados como:

•   Quantidade de colaboradores que trabalham na sua empresa;
•   Quantos costumam utilizar a sua Central Telefônica para fazer ou receber ligações externas ao mesmo tempo.

Mas, se você não tiver essas informações, basta uma cópia da primeira e da última página da sua fatura telefônica para receber uma proposta formal de um provedor de tronco SIP. Lembrando, que para utilizar o seu SIP Trunk você vai precisar de uma conexão de banda larga de qualidade, de preferência exclusiva.

Conclusão

Como vimos aqui, não faltam bons motivos para optar pelo Tronco SIP para a sua telefonia corporativa. Essa decisão pode ter tem um grande impacto nos negócios, ao melhorar a comunicação com os clientes através de um atendimento ágil, além de centralizar a gestão e reduzir custos.

Agora é só testar gratuitamente e experimentar essas possibilidades para mudar de forma definitiva para o futuro da telefonia corporativa, o SIP Trunk.

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Ulysses Dutra


Redator, jornalista e músico, aficionado por tecnologia & inovação, geopolítica e rock’n’roll/blues/funk/reggae/samba/soul.

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Ricardo BenettiRicardo Benetti
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Muito satisfeito com o atendimento e acompanhamento da equipe. Agradecimento especial à Keyla, sempre atenciosa e dedicada nas soluções. Indico!
Contratação fácil e serviço estável e de qualidade. Satisfeito até o momento.
Arison RochaArison Rocha
17:55 10 Sep 24
Empresa nota 10!
Excelente serviço de telefonia empresarial
Matheus Barros LeiteMatheus Barros Leite
17:05 20 Aug 24
Israel MauricioIsrael Mauricio
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Joao Vitor FeuJoao Vitor Feu
18:14 07 Aug 24
5 ESTRELASGostaria de expressar meus sinceros agradecimentos pelo atendimento excepcional que recebi recentemente. Fui tratado com humanidade e dignidade, e isso fez toda a diferença na minha experiência com a sua empresa.Gostaria de destacar o profissionalismo e a atenção de Merry Ellen, que foi especialmente prestativa e atenciosa. Seu cuidado e dedicação realmente se destacaram e deixaram uma impressão muito positiva.Muito obrigado por oferecer um serviço de qualidade e por contar com funcionários como A Ellen, que vão além para garantir a satisfação do cliente.
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