Configurações de Firewall e de QoS para usar o Tronco SIP da Directcall

Publicado em 09/04/2024

Configurações de Firewall e de QoS para utilizar Troncos SIP Directcall

Introdução

Se você tiver soluções VoIP ‘instaladas no seu endereço’ você precisará configurar o seu firewall para que elas se comuniquem com os troncos SIP da Directcall com segurança. Este guia fornece uma visão geral das configurações que serão necessárias.

Nota: Se você contratou apenas soluções de telefonia IP ‘instaladas na nuvem da Directcall’, estas configurações ‘não serão necessárias’.
.

Portas requeridas para o seu Tronco SIP e Número de telefone (DID) Directcal

Fonte - Desenho animado

Abra estas portas para permitir que as suas soluções VoIP se comuniquem com a rede da Directcall para recursos de Tronco SIP e WebRTC:

  • Portas UDP e TCP: 5060 a 5065 para sinalização SIP.
  • Porta 5090 (entrada, UDP e TCP) para o tunelamento de APPs que podem ser fornecidas pela Directcall.
  • Portas 2000 a 8000 e 9000 a 20000 para pacotes SIP (entrada, UDP, comunicações RTP (áudio)).
    Nota: Se o seu provedor de internet bloqueia internet experimente as portas: 1313, 1571 e 1720 (sinalização SIP).
  • IPS dos servidores SIP da Directcall: SIP1 189.84.133.135; SIP2 189.84.129.12..
  • IPs dos servidores de monitoramento da Directcall (Zabbix): 189.84.129.5; 189.84.133.10, portas 10050 e 10051 (entrada e saída).
    .

Assegure a qualidade das chamadas configurando QoS para VoiP no seu roteador

O VoIP é sensível a latência, jitter e perda de pacotes. Portanto, é importante habilitar a Qualidade de Serviço (QoS) no seu roteador para que ele priorize o tráfego de VoIP sobre outras atividades de rede.

  • Se sua empresa não possui uma banda larga dedicada exclusivamente ao VoIP (o ideal), garantir a configuração do QoS é ‘fortemente recomendado’ para manter a qualidade das chamadas. Caso seu roteador atual não suporte QoS, considere atualizá-lo para um modelo que ofereça essa funcionalidade.

Dica para o caso de bloqueio de portas SIP pelo seu provedor de banda larga:

Se ao efetuar uma ligação com o seu Tronco SIP ocorrer um erro verifique no console de gerenciamento, se o erro for “400 Bad Request” muito provavelmente sua operadora esteja bloqueando a porta 5060. – Para contornar isso com a Directcall disponibiliza portas alternativas como 1720, 1571 e 1313 para sinalização SIP.


Última atualização: 
Este documento foi atualizado pela última vez em 18 de Junho de 2023.

 

VEJA TAMBÉM:
Banda larga ideal para VoIP em empresas   0800 Ilimitado   Tronco SIP Ilimitado   Portabilidade telefônica   Número Fixo Virtual


X
 




Política de privacidade | DirectCall é uma marca registrada da Signallink Informática Ltda. © 2024