Banda larga ideal para VoIP em empresas
Introdução
Este informativo oferece uma visão objetiva dos tipos de banda larga, de como eles conseguem atender o VoIP corporativo e das boas práticas que asseguram a qualidade da telefonia IP em empresas.
Compare os tipos de banda larga e como eles conseguem atender o VoIP nas empresas
Fibra Óptica: Oferece altas velocidades, estabilidade e baixa latência, esta é a opção ideal para o uso do VoIP nas empresas.
DSL (Digital Subscriber Line): Oferece velocidades mais limitadas em comparação com a fibra óptica, uma vez que utiliza fios de cobre que no passado foram implantados para a telefonia analógica.
Cabo: Usa a infraestrutura de TV a cabo, podendo fornecer velocidades elevadas, no entanto, como é compartilhada entre vários usuários, podem ocorrer momentos de sobrecarga.
Satélite: É uma opção viável para áreas remotas, mas fornece uma latência mais alta.
Entre os maiores fornecedores de soluções via satélite a Starlink é a mais indicada porque apresenta uma latência menor, em torno de 60 ms, devido à sua operação em órbita baixa. Enquanto outros fornecedores operam em órbita alta e apresentam latências em torno de 500 ms.
Como calcular facilmente a banda larga necessária para o VoIP?
Basta multiplicar o número máximo de chamadas simultâneas que sua empresa realiza por 32 kbps.
Exemplo, se sua empresa realiza 30 chamadas simultâneas o cálculo fica assim:
30 chamadas x 32 kbps/chamada = 960 kbps de upload e de download, aproximadamente 1 Mega ou 1 Mbps.
Nota: Uma chamada VoIP consome até 32 kbps de banda larga porque ela costuma ser fornecida com o codec G.729, mas se o cliente tiver uma necessidade específica e solicitar a Directcall pode configurar o seu tronco SIP para codec o G.711, que consome 64 kbps de banda larga por chamada.
Garanta a qualidade das chamadas de VoIP com QoS
Se sua empresa não possui uma banda larga dedicada exclusivamente ao VoIP (o ideal seria que tivesse), a configuração de QoS é fortemente recomendada para garantir a qualidade das chamadas.
O VoIP é sensível a latência, jitter e perda de pacotes. Portanto, é importante habilitar a Qualidade de Serviço (QoS) no seu roteador para que ele priorize o tráfego de VoIP sobre outras atividades de rede.
– Recomendamos que você atualize o seu roteador para um mais moderno, se o seu não fornece esta funcionalidade.
Boas práticas para o uso da banda larga para VoIP em empresas
- Considere adicionar uma banda adicional de 25%, por exemplo, para lidar com picos inesperados nas chamadas ou para planejar expansões futuras.
- Sempre que possível, utilize uma banda larga exclusiva para VoIP. Quando isso não for possível você precisa considerar banda larga adicional ‘com sobras’ para atividades como e-mail, navegação na web e transferências de arquivos. Além disso, configure o QoS (Quality of Service) no seu roteador para priorizar o tráfego de VoIP.
Última atualização: Este documento foi atualizado pela última vez em 11 de Outubro de 2023.
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